18 julho 2012

[O QUE ESTOU LENDO] 'Hunger Games: A Filosofia por trás dos Jogos Vorazes'

Livro: Hunger Games - A Filosofia por trás dos Jogos Vorazes (The Hunger Games Companion)
Quem escreveu: Lois H. Gresh
Editora: Lua de Papel
N° de páginas: 199
Onde comprar: Submarino
Nota: 5 de 5

Um guia para entender a trilogia Jogos Vorazes!

Prepare-se para ir mais fundo no mundo criado por Suzanne Collins. Conheça o futuro alternativo onde meninos e meninas dos doze distritos são escolhidos para competir nos Jogos Vorazes, um tipo de Big Brother transmitido pela televisão onde o objetivo é lutar pela própria sobrevivência.

Quem vê o sucesso da série de livros pode, num primeiro momento, achar que um bom marketing e sorte a acompanharam. No entanto, um olhar mais profundo oferece a dimensão dos temas tratados ali, que fazem da história algo contemporâneo, curioso e perturbador, com conexões sobre nossa História, religião, política internacional e outras áreas do conhecimento como psicanálise, filosofia, literatura e cultura pop.

A filosofia por trás dos Jogos Vorazes traz informações complementares fascinantes a respeito da ação que envolve os três livros, mostra referências literárias a livros como 1984, de George Orwell, Farenheith 451, de Ray Bradbury; Um dia na vida de Ivan Denisovich, de Alexander Soljenitsin, entre tantos outras, além de relacionar a história com as guerras recentes que sacudiram o Oriente Médio, com os jogos romanos e a mitologia.

Tudo o que você precisa saber para compreender a série de amior sucesso em todo o mundo.

Eu sou completamente fascinada por Jogos Vorazes e quando soube do lançamento de HG: A Filosofia aqui no Brasil fiquei louca para comprá-lo. Dei uma enrrolada para ler mas finalmente terminei!
Antes de mais nada, tenho que deixar alguns avisos para quem quer ler esse livro: 1) você tem de ter terminado de ler a trilogia, pois está cheio de spoilers! e 2) o guia não é oficial, então nem tudo o que tem no livro, pode ser algo que a Suzanne tenha pensado para escrever Jogos Vorazes.

Bom, como é um guia eu não tenho muito o que dizer sobre ele. Mas admito que achei bem interessante todo esse conteúdo histórico e todo o resto. Eu já sabia algumas curiosidades (como alguns significados dos nomes e sobre Teseu) mas, não diria que foi dinheiro gastado a toa. Fiquei bem curiosa em ler alguns livros (1984, Fareheith 451...) e com certeza me fez parar para pensar em algumas cenas dos livros que eu nem tinha imaginado serem significativas.

Esse é um guia para quem é fã da série e que será muito aproveitado para os curiosos! Ah! E se você ficou interessado nesse livro, com certeza vai gostar de saber que O Guia do Tributo será lançado em breve aqui no Brasil! Você pode encontrá-lo em pré-venda na Saraiva. (previsto para dia 31/julho)

Já leu HG: A Filsofia? O que achou? Comente!

XOXO,

Cami

0 comentários:

Postar um comentário